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CEO revela como funcionam algoritmos do Instagram

O algoritmo do Instagram é um sistema complexo que   é adaptado às atitudes e comportamentos dos usuários em cada parte do aplicativo, como Feed, Stories,  Reels, e Explorar. O algoritmo funciona como um conjunto de “regras” que classifica as postagens de acordo com o que pode ser mais interessante para cada usuário da rede social.

O algoritmo tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele deseja em primeiro lugar.

Adam Mosseri, CEO do  Instagram, publicou no dia 31/5/2023, um artigo detalhando o funcionamento dos algoritmos de recomendação da plataforma. Ele explicou que o Instagram utiliza algoritmos diferentes para cada parte do aplicativo, como Feed, Stories, Explorar e Reels.” Queremos falar mais sobre como funciona a classificação no Instagram para ajudar as pessoas a maximizar a própria experiência e os criadores de conteúdo a entender como o conteúdo deles pode ser exibido” ele destacou.

Estamos sempre explorando formas de ajudar os criadores de conteúdo a entender por que determinados conteúdos, como reels, não estão tendo uma distribuição tão grande para não seguidores. Estamos testando novas notificações para ajudar os criadores de conteúdo a perceber quando o alcance do próprio reel pode ser limitado devido a uma marca d’água. Pretendemos expandi-las para mais pessoas à medida que descobrimos o que é mais eficaz”, explica Mosseri.

Cada algoritmo é adaptado às atitudes comportamentos dos usuários em cada área:

No Feed:

O algoritmo começa selecionando todas as postagens que podem aparecer para cada usuário, incluindo publicações recentes de contas seguidas e também de contas sugeridas com base nos interesses do usuário. Em seguida, essas taxas são ordenadas com base em uma variedade de “sinais” analisadas pelo algoritmo. Esses sinais incluem a atividade do usuário, informações sobre a postagem (como formato, dados e local), e informações sobre a pessoa que fez a postagem (levando em consideração os últimos com outros usuários).

elementos mais importantes usados para ordenar a sequência de posts no seu Feed do Instagram:

  1. Atividade: as publicações que você curtiu, compartilhou, salvou ou comentou ajudam a entender quais podem ser seus interesses.
  2. Engajamento da publicação: são sinais que abrangem a popularidade de uma publicação (quantas curtidas ela recebeu e com que frequência as pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando e salvando) e informações mais concretas sobre o conteúdo, como quando ele foi publicado e qual é a localização (caso ela tenha sido inserida).
  3. Informações sobre a pessoa que publicou: elas ajudam a ter uma noção do nível de interesse do usuário pelo conteúdo de alguém.
  4. Seu histórico de interação com alguém: ajuda o Instagram a compreender seu nível geral de interesse por publicações de uma pessoa específica. Um exemplo seria você comentar ou não nas publicações de alguém e vice-versa.

No caso dos Stories:

O algoritmo leva em conta a frequência com que um usuário visualiza as atualizações de uma conta e interação com outras pessoas, como o envio de mensagens diretas ou curtidas em histórias aleatórias. Além disso, o nível de familiaridade entre os usuários também é considerado para determinar a ordem em que os Stories serão exibidos.

Pontos levados em consideração pelo Instagram para ordenar os stories na tela:

Histórico de visualização: verifica com que frequência você visualiza os stories de uma conta;
Histórico de engajamento: observa a frequência com que você interage com os stories dessa conta, por exemplo, curtindo ou enviando DM;
Proximidade: amigos e familiares têm prioridade aqui, seguidos por colegas de trabalho ou contas dos i

Para os Reels:

O algoritmo utiliza informações sobre as publicações curtidas, salvas, interagidas ou compartilhadas pelo usuário para decidir quais vídeos serão exibidos a seguir. Ele também leva em consideração a probabilidade de o usuário compartilhar o vídeo, curtir ou assistir-lo até o final.

Estes são os sinais mais importantes do formato reels:

  1. Sua atividade: curtidas, salvamentos, “recompartilhamentos” ou comentários são levados em consideração;
  2. Seu histórico de interação: assim como na aba ‘explorar’, vídeos do reels podem ter sido criados por alguém que você não conhece. Se você interagiu com essa pessoa, talvez tenha interesse no assunto;
  3. Informações sobre o reel: conteúdo do vídeo, como a faixa de áudio ou os elementos visuais, e a popularidade são fatores balizadores;
  4. Quem publicou: o Instagram analisa a popularidade — número de seguidores ou o nível de engajamento — para identificar conteúdos interessantes. Perfis mais famosos têm mais chances de aparecer.

Como é a classificação da página ‘explorar’:

O ‘explorar’ é uma das áreas mais orientadas pelo algoritmo de recomendação, porque faz parte da sua essência. É o local para se encontrar contas ainda não seguidas, vídeos interessantes ou fotos que podem atrair sua atenção.

As ações mais relevantes para o ranqueamento dos posts são curtidas, salvamentos e compartilhamentos, respectivamente. Os sinais mais importantes analisados são os seguintes:

    1. Popularidade da publicação: posts que viralizam têm mais chance de parar na guia ‘explorar’ para quem se interessa por aquele assunto. Comentários, compartilhamentos, salvamentos, associados a quantidade e a velocidade de curtidas são os diferenciais aqui;
    2. Atividade: quando você encontra algo na guia e interage, deixa implícito para a plataforma que concorda com a indicação. Logo, é provável que receba mais sugestões parecidas com aquela;
    3. Histórico de interação: quando você interage com algum criador desconhecido, avisa para o algoritmo que pode ter interesse pelos conteúdos. É provável que a guia passe a exibir mais coisas daquele perfil;
    4. Quantidade de interações: se você já visualizou post ou curtiu algo sobre um tema específico, é provável que a aba traga outros posts viralizados similares, por entender que aquilo é do seu interesse.

A Meta, empresa controladora do Instagram, também implementou controle de controle para os usuários em suas outras plataformas, como o Facebook, permitindo selecionar as opções de “mostrar mais” ou “mostrar menos” conteúdo.

Adam Mosseri explicou sobre a punição aplicada a usuários conhecida como “shadowban”:

Adam Mosseri, também explicou melhor o conceito de shadowban na plataforma. Embora não haja uma definição consensual, geralmente refere-se a contas ou conteúdos que são limitados ou ocultos sem uma explicação adequada.

Mosseri destacou que é do interesse da empresa garantir que os criadores de conteúdo possam alcançar seu público e serem descobertos, para que possam crescer e prosperar no Instagram. Para ajudar nisso, o Instagram possui uma ferramenta chamada “Status da Conta”, que permite aos criadores entender por que um conteúdo pode não ter um alcance melhor. Embora essa ferramenta não seja nova, ela está sempre sendo aprimorada para fornecer mais transparência.

O CEO Mosseri enfatizou que qualquer conteúdo negativo pode afetar a visibilidade das postagens destacadas no Status da Conta.

Recentemente, eles adicionaram a opção de verificar se uma conta está qualificada para aparecer nos resultados da pesquisa ou como uma conta sugerida. Caso a conta não esteja qualificada, é possível fazer uma apelação.

A Meta, empresa controladora do Instagram, também implementou controle de controle para os usuários em suas outras plataformas, como o Facebook, permitindo selecionar as opções de “mostrar mais” ou “mostrar menos” conteúdo.

Veja o vídeo de Adam Mosseri com  a explicação:

https://www.instagram.com/reel/Cs6gh_NgPF0/?utm_source=ig_embed&ig_rid=41dd5e5b-1b12-401a-b83d-a0c70b9cf1a1

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