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 Como medir o sucesso nas mídias sociais?

 Manter uma programação regular de mensagens ajuda a manter o interesse da audiência ao longo do tempo. Isso não apenas fortalece a presença online, mas também contribui para algoritmos de redes sociais que favorecem conteúdo consistente e de alta qualidade. Embora o número de seguidores seja relevante, é essencial adotar uma abordagem mais holística, considerando métricas de engajamento, análise demográfica, diversificação de conteúdo, colaborações estratégicas e consistência para alcançar o verdadeiro sucesso nas redes sociais.

Como medir o sucesso nas mídias sociais?

Se o número de seguidores não é um fator determinante para o sucesso nas mídias sociais, como sua empresa pode mensurar esse sucesso?

Aqui estão algumas dicas que vão guiá-lo neste processo:

1.Analise a situação

Realizar uma auditoria detalhada em seus canais de mídia social ajudará você a entender seu desempenho atual e lhe dará uma posição a partir da qual planejar o crescimento.

Em primeiro lugar, use as ferramentas de análise de cada plataforma (Facebook Insights, Twitter Analytics, etc) em conjunto com o Google Analytics para avaliar seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e para determinar quem é seu público em cada canal.

Dê uma olhada em seu conteúdo de melhor desempenho em termos de alcance e engajamento. Examine o tipo de tráfego que ele gera para seu site e mapeie a jornada do usuário para entender se sua atividade atual está gerando conversões.

2.Defina metas em torno das métricas que importam

Depois de ter um entendimento completo de onde você está atualmente em termos de marketing de mídia social, você precisa estabelecer metas realistas e específicas que atendam a um propósito e sejam definidas em torno de métricas importantes. Isso o ajudará a desenvolver uma estratégia gerenciável voltada para resultados.

Quando possível, você também deve definir metas atingíveis em torno de conversões diretas e definir vendas ou metas de aquisição de leads. Um exemplo desse tipo de meta pode ser: “Gerar 20 vendas compostagem orgânica no Facebook” ou “Obter 15 inscrições por meio do tráfego do Twitter”.

3.Foco no ROI

As mídias sociais costumam gerar um resultado em longo prazo, por isso pode ser difícil de quantificar o retorno financeiro obtido. Mas, independentemente de você ser capaz de obter conversões diretas ou não, sempre mantenha alguma forma de mensurar o retorno sobre o investimento (ROI).

Para isso, você pode estabelecer um custo mensal por canal em termos de horas de trabalho ou gastos e comparar com os resultados conquistados – mesmo que não sejam resultados de vendas.

Colocar ênfase no ROI garante que você esteja totalmente ciente de quanto trabalho está investindo e exatamente o que está recebendo em troca. Isso evita que você gaste mais tempo e dinheiro do que o necessário em cada canal e significa que tudo o que você faz tem um propósito – indo muito além do número de seguidores.

4.Use ferramentas e meça com frequência

Mensurar os resultados é um aspecto fundamental do marketing digital. Por isso, é importante reservar um tempo todas as semanas para revisar suas plataformas de mídia social e anotar quaisquer mudanças, melhorias ou outros resultados.

Cada canal tem suas próprias ferramentas de análise que fornecem informações valiosas sobre o desempenho do seu conteúdo e quem é o seu público. Alguns até lhe darão uma ideia da melhor hora do dia / semana para postar.

A partir disso, será possível estabelecer ações para aumentar o sucesso nas mídias sociais. Por exemplo, se você notar que seu alcance é fraco, sua mensagem de marketing não é forte o suficiente. Se o seu engajamento for baixo suas conversões poderiam ser melhores, considere repensar as chamadas usadas para atrair o público.

Certifique-se de medir com frequência. A mídia social é um meio instantâneo e você pode determinar quase instantaneamente o que está gerando resultados e o que não está. Não espere para criar um relatório mensal ou trimestral antes de mudar ou adaptar sua estratégia. Preste muita atenção regularmente. Se algo não está funcionando, pare de fazer isso. Se algo está gerando ótimos resultados, encontre uma maneira de explorá-lo.

Por melhores que sejam os resultados conquistados nas mídias sociais, é possível chegar mais longe quando você integra todas suas ações de marketing digital. Ou seja, você pode criar uma estratégia que engloba mídias sociais, site, anúncios, e-mails, automação, remarketing, entre várias outras ações.

É dessa forma que você consegue potencializar a presença digital da sua marca e criar uma verdadeira máquina de vendas.

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