Social Marketing

O que faz um Social Media?

O social media é responsável por planejar, atualizar, monitorar, gerar conteúdo para as  páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais.  Desde o planejamento estratégico até a criação de conteúdo e o monitoramento de resultados, esse profissional é responsável por garantir que as páginas oficiais estejam alinhadas com os objetivos do cliente.

O trabalho do social media é estar sempre conectado com as novas tendências do mercado e as novidades que surgem nas redes sociais e produzir conteúdos relevantes que gerem engajamento. O planejamento estratégico e  análise de resultados  são também funções atribuídas ao social media.

Planejamento

Análise do mercado, reconhece tendências e desenvolve estratégias de comunicação, conteúdo e ações publicitárias eficientes nas redes sociais adaptadas a cada uma das plataformas.

Conteúdo

Produção de conteúdo institucional ou promocional da marca. É ele que colocará em prática todas as estratégias desenvolvidas pelo planner. Seu trabalho é peça-chave para que as ações cumpram seus objetivos.

Monitoramento

 O profissional social media de monitoramento é o responsável por mensurar, analisar e compilar todas essas informações para comprovar a eficiência da operação ou ter dados suficientes, e embasados, para realizar ações corretivas.

Liderança

O encarregado de liderar uma equipe de social media é conhecido como gerente ou gestor de mídias sociais, e sua responsabilidade é demandar as atividades e avaliar o planejado e conteúdo desenvolvido, assim como os dados coletados durante o processo de monitoramento, sempre buscando o melhor resultado.

O trabalho do  Social Media envolve:

 . Definir o objetivo do cliente como divulgar a marca, conseguir vendas ou simplesmente manter um canal aberto para comunicação com o seu público alvo.

. Cada postagem da página  do cliente deve estar de acordo com esse objetivo, sempre levando em conta a imagem da empresa e sua interação com o público,

.  Publicar o conteúdo em páginas empresariais de forma esquemática e detalhista

. Interagir  com os seguidores dessas páginas, 

. Medir os  resultados desse trabalho e os ajustes necessários para melhorar o seu desempenho, refazer as estratégias, aprimorar a linguagem e alcançar melhor o público da marca.

. Criar calendários de publicação e estudo dos melhores horários para as postagens. Lembrando que os posts só dão resultados se estiverem dentro de uma estratégia.

. Recorrer  a ferramentas online, tais como: hootsuite/ facebook insighs, social mention, pocket. Elas vão ajudar a gerenciar as contas e postagens dos clientes de uma forma mais organizada e rápida. Todas essas ferramentas estão disponíveis para desktop e dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Principais perguntas dos nossos clientes

Compartilhe:

Instagram
LinkedIn
Tags: Social Marketing