O social media é responsável por planejar, atualizar, monitorar, gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais. Desde o planejamento estratégico até a criação de conteúdo e o monitoramento de resultados, esse profissional é responsável por garantir que as páginas oficiais estejam alinhadas com os objetivos do cliente.
O trabalho do social media é estar sempre conectado com as novas tendências do mercado e as novidades que surgem nas redes sociais e produzir conteúdos relevantes que gerem engajamento. O planejamento estratégico e análise de resultados são também funções atribuídas ao social media.
Planejamento
Análise do mercado, reconhece tendências e desenvolve estratégias de comunicação, conteúdo e ações publicitárias eficientes nas redes sociais adaptadas a cada uma das plataformas.
Conteúdo
Produção de conteúdo institucional ou promocional da marca. É ele que colocará em prática todas as estratégias desenvolvidas pelo planner. Seu trabalho é peça-chave para que as ações cumpram seus objetivos.
Monitoramento
O profissional social media de monitoramento é o responsável por mensurar, analisar e compilar todas essas informações para comprovar a eficiência da operação ou ter dados suficientes, e embasados, para realizar ações corretivas.
Liderança
O encarregado de liderar uma equipe de social media é conhecido como gerente ou gestor de mídias sociais, e sua responsabilidade é demandar as atividades e avaliar o planejado e conteúdo desenvolvido, assim como os dados coletados durante o processo de monitoramento, sempre buscando o melhor resultado.
O trabalho do Social Media envolve:
. Definir o objetivo do cliente como divulgar a marca, conseguir vendas ou simplesmente manter um canal aberto para comunicação com o seu público alvo.
. Cada postagem da página do cliente deve estar de acordo com esse objetivo, sempre levando em conta a imagem da empresa e sua interação com o público,
. Publicar o conteúdo em páginas empresariais de forma esquemática e detalhista
. Interagir com os seguidores dessas páginas,
. Medir os resultados desse trabalho e os ajustes necessários para melhorar o seu desempenho, refazer as estratégias, aprimorar a linguagem e alcançar melhor o público da marca.
. Criar calendários de publicação e estudo dos melhores horários para as postagens. Lembrando que os posts só dão resultados se estiverem dentro de uma estratégia.
. Recorrer a ferramentas online, tais como: hootsuite/ facebook insighs, social mention, pocket. Elas vão ajudar a gerenciar as contas e postagens dos clientes de uma forma mais organizada e rápida. Todas essas ferramentas estão disponíveis para desktop e dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Principais perguntas dos nossos clientes
O social media é responsável por planejar, criar conteúdo, monitorar resultados e liderar equipes para gerenciar as redes sociais de uma marca ou empresa.
O objetivo do social media pode variar de acordo com o cliente, mas geralmente envolve a divulgação da marca, geração de vendas e manutenção de uma comunicação efetiva com o público-alvo.
O social media interage com os seguidores das páginas empresariais, respondendo a comentários, mensagens e participando de conversas para fortalecer o relacionamento e engajamento com o público.
O social media pode recorrer a ferramentas online como Hootsuite, Facebook Insights